Compliance no agronegócio se refere ao cumprimento das regras, normas e padrões éticos que regem o setor. É como um guia que ajuda os produtores rurais e as agroindústrias a cultivarem seus negócios de maneira justa, transparente e sustentável.
O compliance garante que todos aqueles que atuam na fazenda ou na agroindústria respeitem as leis ambientais, trabalhistas, do consumidor, para tratar os trabalhadores com dignidade, preservar o meio ambiente e produzir alimentos seguros e saudáveis.
Ao adotar práticas de compliance, a reputação do agronegócio é fortalecida, atraindo investidores e conquistando a confiança dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a origem e o impacto ambiental dos alimentos que consomem.
Por isso, entendemos que compliance no agronegócio não é apenas uma obrigação, como também uma oportunidade. Ele impulsiona a inovação, estimula a eficiência e promove a responsabilidade social, permitindo que o agronegócio se destaque nesse mercado cada vez mais consciente.
Mariane Reis é sócia do Sartório, Reis Advogados e especialista em Direito Agrário, Tributário e Aduaneiro.