Arbitragem e o agronegócio:

1. Arbitragem e o agronegócio

O agronegócio envolve diversas relações contratuais e econômicas antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira. O agro possui diversas peculiaridades, como o fator clima, época de safra e o tempo crescimento da cultura. Essas peculiaridades podem não ser conhecidas pelo Poder Judiciário, por um juiz que trabalha com diversas matérias do direito, como criminal e família.

Por isso, em muitas relações no agronegócio, as partes decidem que, se houver conflito, esse será resolvido em arbitragem, e não perante o Poder Judiciário.

2. Arbitragem: o que é?

A Arbitragem é um método de resolução do conflito em que um terceiro – o árbitro, escolhido pelas partes – intervém para julgar conflito que versa sobre direitos patrimoniais disponíveis.

As principais vantagens da arbitragem são rapidez na resolução, confidencialidade, flexibilidade de procedimento e a possibilidade de escolher um especialista na matéria em questão para tomar decisões imparciais e vinculativas.

3. FOSFA e a arbitragem no comércio internacional de commodities

É ampla a utilização da arbitragem no comércio internacional de grãos, a exemplo da disciplina a respeito pela FOSFA – Federação das Associações de Óleos, Sementes e Gorduras.

A FOSFA é uma organização internacional que facilita o comércio global de óleos e gorduras vegetais e animais, sementes oleaginosas e derivados. Fundada em 1971, a FOSFA conta com mais de 1.200 empresas em quase 90 países como membros. A Associação possui contrato-padrão internacional que já tem previsão de cláusula de arbitragem internacional, destacando as seguintes características:

>> Tribunais comerciais em vez de legais;

>> Prazos reduzidos para início das arbitragens

>> Procedimento de apelação

>> Lista de perdedores recalcitrantes

4. Principais questões levadas à arbitragem no mercado de commodities:

>> Quebra do contrato, em decorrência de atraso ou recusa na entrega da mercadoria;

>> conflito sobre qualidade e quantidade da mercadoria entregue;

>> inadimplência ou atraso no pagamento da mercadoria;

>> problemas no embarque ou desembarque.

Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.